8 de jun de 2009

Paulinho Guitarra em entrevista ao Eu Guitarrista

O guitarrista Paulinho Guitarra, braço direito de Ed Motta há vários anos, concedeu uma entrevista ao site Eu Guitarrista, onde comenta sobre suas influências, equipamentos e como sua guitarra se encaixa no som do Ed. Confira os 3 vídeos da entrevista acessando o site www.euguitarrista.com.br - a entrevista é do mês de junho.
Aproveitando, acesse também o site da gravadora do Paulinho, A Very Cool Music, que possui agenda atualizada do guitar man, além da biografia e toda a discografia dele. E mais: é possível ouvir todas as músicas na íntegra! Confira: Very Cool Music Site --- Aproveite e visite o Myspace do Paulinho.

Um comentário:

Marcelo Donati disse...

aí vai uma pequena biografia do mestre Paulinho Guitarra:
Paulinho Guitarra é instrumentista, compositor e produtor musical. Ajudou a escrever a história da música brasileira e tem seu nome registrado ao lado de inúmeros artistas, intérpretes e compositores da música popular brasileira.

Sua carreira teve início na década de 70, quando foi integrante do conjunto niteroiense Os Adolescentes, que ficou conhecido como um dos melhores conjuntos de baile do estado do Rio de Janeiro. Foi quando conheceu Sérgio Senna, hoje seu sócio no estúdio de gravação no Rio de Janeiro, “Sérgio Senna/ Paulinho Guitarra”.

Acompanhou o cantor Tim Maia em shows e gravações por sete anos. Durante todo este tempo, vivenciou ativamente a invasão do funk e do soul na música brasileira, razão do título de “criador da guitarra funk brasileira”, a e lê conferido pela revista Guitar Player. Apesar da diversidade sonora adquirida pelo músico, seu estilo sempre foi o Rock’n Roll, mas no caminho também encontrou o Blues que logo foi incorporado ao seu som.

Durante os anos 80, acompanhou a cantora Marina Lima e, paralelamente, fez parte da banda de rock fluminense Alynaskyna.

Em 1991, gravou seu primeiro disco solo, de nome Paulinho Guitarra, lançado pelo selo Niterói Discos, de composições próprias com influências latinas e negróides, cujas raízes se fundamentam em Jimi Hendrix, Eric Clapton, Pat Martino, Wes Montgomery, Miles Davis e John Coltrane.

Atualmente, além participar do recente trabalho de Ed Motta no show Poptical e de ter acompanhado o artista Cláudio Zoli, tem se dedicado ao lançamento do seu próprio selo Very Cool Music e à produção de seu novo disco, The Very Very Cool Cool Band, com repertório autoral e diversificado com lançamento previsto para dezembro de 2004. Também está se preparando para gravar Transpace, seu terceiro disco solo.

E em comemoração aos 80 anos do nascimento de Tom Jobim, Paulinho Guitarra e a sua The Very Very Cool Cool Band (Kiko Continentino, teclados, Roberto “Alemão” Marques, bateria e Juliano Candido, baixo), fazem shows mesclando composições próprias (Castelo Blues, Gente que Não Esquenta, Ela Apenas Fala, Luz Marítima,Sambatuta) com a bossa nova do músico carioca, entre as quais Isabella, Só Danço Samba, Wave e Samba do Avião.

O timbre de sua guitarra pode ser apreciado ainda nos trabalhos de inúmeros artistas e compositores da MBP, como Gerson King Combo, Cassiano, Sandra de Sá, Paula Lima, Bebel Gilberto, Carlos Dafé, Cazuza, entre outros.