30 de jun de 2009

Ed aproxima-se do mundo digital em "Piquenique"

Ed Motta, conhecido por prezar sempre o mundo analógico das gravações (o disco Entre e Ouça é um exemplo absoluto dessa predileção), mas ao mesmo tempo sempre antenado com os lançamentos e modernidades das gravações digitais, está se aventurando em mixar digitalmente o novo álbum "Piquenique".

Segundo nos conta Manoel Dantas, correspondente musico-tecnólogo do Blog, Ed está fazendo uso do Pro-Tools, ferramenta comum em
estúdios do mundo todo, e de plugins desenvolvidos por Roger Nichols (engenheiro de vários discos do Steely Dan, bem como da carreira solo de Walter Becker & Donald Fagen, cérebros do SD).
Ed parece ter aprovado este mundo digital, que se aproxima do universo analógico de maneira bem convincente. Sem falar na principal vantagem, que é a de não precisar ficar ligando racks imensos e nem fazer uso de processadores de efeitos caros e espaçosos.


Outro sotware adotado por Ed é o Reason, da Propellerheads, que simula inúmeros sintetizadores, muitos dos quais os famosos analógicos tão queridos por ele, e por todos que amam o mundo vintage.

Também visível a vantagem de poder ter, a poucos cliques de distância, o som de milhares de intrumentos famosos, antigos e grandes, como os órgãos CX-3 e um Hammond portátil, os quais Ed possui na versão 'real' (podendo fazer comparações 'in loco').

Na foto, Ed se divide entre seu Arp Odissey o Mac, repleto de softwares de emulação de periféricos.

4 comentários:

Daniel Argentino disse...

O Ed já saiu do hospital ?

Marcelo Donati disse...

Daniel, o Ed nem estava no hospital. Foi um mal-entendido: ele estava com dores na coluna, e por isso foi-lhe indicado que ficasse em repouso em casa, nada de hospitais, não!
Ed está a toda, mixando o novo CD na casa dele! Já terminaram as gravações, agora só falta terminar de mixar e masterizar. Inclusive a masterização será feita nos Estados Unidos, por Herb Powers

Daniel Argentino disse...

Ahh bom..rs. É que eu pensei justamente por isso, pelo lance nas dores que ele tava, eu achei que ele estava no hospital, mais vendo as noticias da produção do CD novo né rs. Ainda bem que foi um mal entendido, que venha o CD novo do Ed

Valeu Marcelo.

Abraço

Serginho disse...

muito bom saber que o Ed nesse disco estar partindo pra o esse lado mais digital. fiquei feliz em saber que ele vai usar o Reason, uso esse programa a 3 anos e realmente tem muita coisa interessante principalmente analogica,,,um universo de possibilidades...