22 de mai de 2009

Cd "Djavan por Eles": Ed Motta - Samurai

A dica de CD de hoje é o CD Djavan Por Eles, que apresenta uma versão de Samurai interpretada e arranjada por Ed Motta. A música, que originalmente já era linda, com a gaita de Stevie Wonder, ganhou uma releitura mais jazzística, funkeada e elegante, com produção e idéias do próprio Ed, que acrescentou uma introduçao (transcrita abaixo) e um interlúdio que antecede os solos, além de floreios e finesses típicas do cantor.

É bom lembrar que o CD Djavan Por Eles - assim como a versão feminina, Djavan por Elas - não contém nenhum material inédito. São faixas de autoria de Djavan, extraídas de diversos álbuns, e reunidas nesta coletânea dupla.

A maioria das gravações vêm dos CD Djavan Songbook, uma série de 3 Cds tributo ao cantor alagoano, produzida pelo falecido Almir Chediak. A versão de Ed foi gravada para o volume 1 destes songbooks. E a Som Livre, espertamente, selecionou algumas faixas deste tributo, somou a outras regravações e lançou uma coletânea com 'cara nova'. Pelo menos, a idéia aqui é boa: a maioria das versões são bonitas e, mesmo que algumas sejam inferiores às originais, pelo menos são audíveis. Pra quem quiser comprar, vá direto à Som Livre.

O guitarrista João Castilho, que participou da gravação desta faixa, transcreveu a introdução para a Revista Cover Guitarra há alguns anos, clique na imagem abaixo para ampliar.
Ed Motta, atento, sugeriu algumas correções para a transcrição: o segundo acorde não tem 11+, ele é um 7 9b ommit 5 depois vem o lídio 11+ ommit 3.

Tudo com o si dobrado na ponta tanto no piano como violão e guitarra, (lance que os americanos chamam de double lead). Detalhe: João Castilho gravou este solo no segundo take, mas Ed curtiu muito o primeiro...

2 comentários:

Marcelo Donati disse...

Eu particularmente não gostei do fato da chamada para o CD, veiculada na Globo, ter juntado Ed Motta e Tim Maia. Primeiro, aparece Ed dançando e a música Samurai rolando; Depois, aparece Tim Maia cantando uma versão quaternária para Oceano. Ed sempre tenta desvencilhar-se deste 'currículo', mas a mídia adora associar Ed a Tim... Nada contra o Tim, mas Ed já anda a próprias pernas desde o primeiro CD!

Daniel Duarte disse...

Quase comprei esse CD ontem na livraria Leitura. Uma belissima interpretação.

Pra quem curte o Ed "grooveiro", assim como eu, adora essa música. João Castillo, na minha opinião, fez uma improvisação melhor do que todas as que ele faz no DVD do Djavan!!