Cd "Djavan por Eles": Ed Motta - Samurai

A dica de CD de hoje é o CD Djavan Por Eles, que apresenta uma versão de Samurai interpretada e arranjada por Ed Motta. A música, que originalmente já era linda, com a gaita de Stevie Wonder, ganhou uma releitura mais jazzística, funkeada e elegante, com produção e idéias do próprio Ed, que acrescentou uma introduçao (transcrita abaixo) e um interlúdio que antecede os solos, além de floreios e finesses típicas do cantor.

É bom lembrar que o CD Djavan Por Eles - assim como a versão feminina, Djavan por Elas - não contém nenhum material inédito. São faixas de autoria de Djavan, extraídas de diversos álbuns, e reunidas nesta coletânea dupla.

A maioria das gravações vêm dos CD Djavan Songbook, uma série de 3 Cds tributo ao cantor alagoano, produzida pelo falecido Almir Chediak. A versão de Ed foi gravada para o volume 1 destes songbooks. E a Som Livre, espertamente, selecionou algumas faixas deste tributo, somou a outras regravações e lançou uma coletânea com 'cara nova'. Pelo menos, a idéia aqui é boa: a maioria das versões são bonitas e, mesmo que algumas sejam inferiores às originais, pelo menos são audíveis. Pra quem quiser comprar, vá direto à Som Livre.

O guitarrista João Castilho, que participou da gravação desta faixa, transcreveu a introdução para a Revista Cover Guitarra há alguns anos, clique na imagem abaixo para ampliar.
Ed Motta, atento, sugeriu algumas correções para a transcrição: o segundo acorde não tem 11+, ele é um 7 9b ommit 5 depois vem o lídio 11+ ommit 3.

Tudo com o si dobrado na ponta tanto no piano como violão e guitarra, (lance que os americanos chamam de double lead). Detalhe: João Castilho gravou este solo no segundo take, mas Ed curtiu muito o primeiro...

INSTAGRAM FEED

@edmotta